domingo, 11 de janeiro de 2009

INDICADORES DE DESEMPENHO NO VAREJO

Receita e Lucro geralmente são os indicadores mais conhecidos pelos varejistas, contudo, outros indicadores podem afinar a sintonia e ajudar a melhorar ainda mais estes 2 indicadores:

- TICKET MÉDIO: Valor médio por venda finalizada - se você quer vender mais aos mesmos clientes, este é o indicador correto.

- CONVERSÃO NA LOJA: número de pessoas que compraram comparado ao número de pessoas que entraram na loja - através deste indicador, você verá se a experiência de visita a sua loja está gerando iniciativa em comprar por parte do consumidor.

- VENDAS POR FUNCIONÁRIO / VENDAS POR m2 - estes 2 indicadores são utilizados mais em redes de varejo ou em filiais. O objetivo é comparar a eficiência entre o dinheiro gasto em espaço e em pessoas em cada unidade, comparado com o faturamento alcançado.

Em breve... mais indicadores pra você.
Leandro Krug Batista

AFINAL.. O QUE É VAREJO ?

É o processo de transição de bens ou serviços para uso do consumidor final.

Ou seja, mesmo uma empresa venda em grandes quantidades, quando ela vende ao consumidor final ela estará fazendo uma operação de varejo.

Da mesma forma, a venda de um produto via internet ao consumidor final também é uma venda de varejo, ou seja, não é necessária a existência de um estabelecimento !

Se uma indústria de automóveis resolve abrir suas portas e a vender carros aos consumidores finais, mesmo sendo uma indústria, ela estará executando uma operação de varejo.