quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

OS FLUXOS DO VAREJO

Basicamente 5 fluxos devem ser levados em consideração no varejo:

FLUXO DE PRODUTOS E SERVIÇOS: O movimento físico dos produtos é sair do fornecedor, passar pelo varejista e prosseguir até o consumidor final, podendo envolver empresas especializadas em transporte.

FLUXO DE PROPRIEDADE
: Esse fluxo acompanha a direção do fluxo dos produtos, já que a posse dos produtos passa do fabricante para o varejista e daí para o consumidor final.

FLUXO DE INFORMAÇÃO:Esse deverá ser bidirecional. Todos os membros participam da troca de informações, e pode este fluxo ser tanto para cima quanto para baixo. As vezes ultrapassa o varejista, indo diretamente do fornecedor para o consumidor.

FLUXO DE PAGAMENTO: O fluxo de pagamento realiza-se de baixo para cima. O consumidor paga ao varejista, e esse, ao fornecedor.

FLUXO DE PROMOÇÃO:O fluxo da comunicação persuasiva na forma de propaganda, venda pessoal, promoção de vendas, publicidade vai na direção de cima para baixo: do fornecedor para o varejista e para o consumidor, e do varejista para o consumidor.